Complexo "Passo do Lontra"

Quem Somos

Complexo Turístico Passo do Lontra foi instalado em 1979 pela "Família Venturini", a qual pertence até hoje

Com uma ampla área de aproximadamente 100 mil metros quadrados e agregada a uma fazenda "Tipicamente Pantaneira" (POUSADA SÃO JOÃO), com 2 mil hectares e uma localização privilegiada no "PANTANAL do estado de Mato Grosso do Sul" (Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade), o Complexo Passo do Lontra em perfeita harmonia com este paraíso ecológico proporciona momentos únicos e inesquecíveis.

Um cenário pleno composto por paisagens incomparáveis!

Classificado como "Mais Tradicional" no ramo de hotelaria no Pantanal sul-mato-grossense, Complexo Passo do Lontra possuí atendimento profissional e diferenciado.

"BUSCAMOS FAZER DE CADA CLIENTE UM AMIGO"

Ações desenvolvidas

  • WWF
  • Sebrae
  • Embrapa
  • CGPC&VB
  • UFMS
  • Turismo/Corumbá
  • Fundtur
  • Preservação

WWF-Brasil - Criado em 1996 e sediado em Brasília (DF), desenvolve projetos em todo o País e integra a Rede WWF, maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

A parceria do Complexoa vem permitindo uma aproximação mais efetiva entre as atividades empresariais dos parceiros e os ideais de turismo responsável que o WWF-Brasil defende para a região pantaneira. Por meio de assistência técnica para boas práticas em ecoturismo, cursos de capacitação, informação de qualidade ao visitante e esforços conjunto de marketing, tornando mais concretas as possibilidades de afirmação da Estrada Parque como destino de ecoturismo na região do Pantanal, gerando modelos para outros empreendedores.

Benefícios Destacados;

  • Realização de cursos de capacitação em ecoturismo
  • Oportunidade de contar com apoio da Rede WWF para contatos comerciais que estão gerando a visita de grupos de operadores estrangeiros
  • Elaboração de materiais de marketing
  • Inserção nos processos de certificação do turismo sustentável

A parceria entre o WWF-Brasil e o Complexo Passo do Lontra Parque Hotel foi iniciada em setembro de 2003, sendo realizadas várias ações em conjunto para o aprimoramento do ecoturismo no empreendimento e na região como um todo;

  • Elaboração de um plano de ação para o desenvolvimento do ecoturismo na localidade
  • Curso básico de ecoturismo para os guias e funcionários dos empreendimentos da Estrada-Parque, com apoio logístico do Complexo
  • Aplicação de pesquisas de satisfação com os clientes do Complexo
  • Plano de interpretação das passarelas do Passo do Lontra Parque Hotel.
  • Curso de Condutor ambiental (40 horas)
  • Curso de Primeiros Socorros em Áreas Remotas (Resgate)
  • Criação e Confecção de Folder do Projeto Modelos de Ecoturismo contento os três parceiros da Estrada Parque
  • Confecção de Banner falando sobre o projeto e parceiro
  • Cadastramento dos parceiros no programa de certificação em turismo sustentável para receber assistência técnica gratuita de consultores do PCTS que orientaram sobre como implantar as normas
  • Desenvolvimento e confecção de um Book para operadores e parceiros
  • Desenvolvimento e confecção de uma placa de boas vindas na entrada de cada propriedade conforme modelo já apresentado
  • Acordo com a Embrapa Pantanal para realização dos levantamentos de campo, com especialistas para o desenvolvimento do guia interpretativo de fauna, onde foi confeccionado pelo WWF-Brasil.

SEBRAE MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) - Contribui para a melhoria da qualidade na prestação dos serviços, disponibilizando aos empresários da região vários cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional.

Complexo Passo do Lontra vem ao longo dos anos proporcionando aos seu colaboradores (funcionários), a oportunidade de se aperfeiçoarem nas funções que exercem.

Dentro os cursos já realizados podemos citar;

  • Camareira
  • Recepcionista
  • Técnicas e Práticas de Manejo e Conservação de Alimentos
  • Garçom
  • Cozinheira, entre outros.

Embrapa Pantanal - Possuí a grande missão de viabilizar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio do Pantanal, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício da sociedade.

Ações Desenvolvidas

Neste sentido a "Embrapa Pantanal", têm fornecido ao Complexo Passo do Lontra, informações sobre a ecologia do pantanal (fauna e flora), através de publicações de seus estudos, onde possuímos algumas publicações e as disponibilizamos para os hóspedes interessados.

Campo Grande Pantanal Convention e Visitors Bureau (CGPC&VB), tem por missão promover o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado de Mato Grosso do Sul, incentivando e efetuando ações para o crescimento do Setor Turístico de forma integrada, sustentável e democrática, junto às entidades dos segmentos; comércio e indústria e dos setores públicos, estadual e municipal, junto à sociedade no geral.

Ações Desenvolvidas

Complexo Passo do Lontra é associada do CGPC&VB, trabalhando em conjunto na divulgação dos produtos turísticos de Mato Grosso do Sul em feiras Nacionais e Internacionais.

UFMS - Possui uma base de estudos e pesquisas do pantanal localizada ao lado do "Passo do Lontra Parque Hotel", recebendo os estudantes e pesquisadores de todo o Brasil. O grande objetivo da instituição é dar apoio aos pesquisadores que vêem ao pantanal e aos moradores locais.

Na base da Universidade funciona uma escola primária que atende as crianças que moram na região. Também há um ambulatório médico e odontológico, onde os acadêmicos dos cursos de medicina, farmácia e odontologia de Campo Grand (Capital), prestam serviços de atendimento a toda população local.

Ações Desenvolvidas

Várias dissertações de mestrado foram pesquisadas na área do Passo do Lontra Parque Hotel e na Pousada São João, em contra partida o Complexo Passo do Lontra, oferece alimentação e cavalos para auxiliar a locomoção nos locais de difícil acesso.

Os alunos e professores, principalmente do curso de biologia, também tem contribuído na elaboração de materiais informativos sobre a ecologia do pantanal.

Secretaria de Turismo de Corumbá MS - Nesta parceria buscamos oferecer apoio logístico para trabalhos realizados na região, e participamos dos planos de desenvolvimento do turismo no município de Corumbá, bem como, na Estrada Parque Pantanal / MS.

Ações Desenvolvidas

A Secretaria realiza um trabalho de organização e divulgação dos produtos turísticos do município em feiras nacionais e internacionais no qual conta com a participação ativa do "Complexo Passo do Lontra".

Fundação de Turismo de MS (FUNDTUR/MS) - É o órgão oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, responsável por viabilizar a exploração econômica dos recursos turísticos, promover e divulgar o destino Mato Grosso do Sul.

Visando o desenvolvimento integrado, a Fundação de Turismo busca unir a cadeia produtiva, estabelecendo ações em conjunto entre a iniciativa privada e o setor público para juntos alcançarem a sustentabilidade econômica, social, política, ambiental e cultural dessa atividade.

Ações Desenvolvidas

Complexo Passo do Lontra oferece apoio logístico a "Fundação Estadual de Turismo", e participação em conjunto em divulgações dos produtos turísticos do Estado de Mato Grosso do Sul em feiras Nacionais e Internacionais.

Complexo Passo do Lontra é um empreendimento que possui uma grande preocupação com a preservação e conservação do meio ambiente natural e humano da região "Passo do Lontra". Desde do inicio de sua construção foram tomados alguns cuidados a fim de garantir a sobrevivência das espécies vegetais e animais da localidade.

Ações Desenvolvidas

  • Estrutura Passo do Lontra Parque Hotel - Foram feita sobre palafitas em madeira oriundas de outras regiões, com procedência legal (reaproveitamento originário da demolição de fazendas de café do norte do Paraná e dos desmatamentos autorizados e monitorados pelo IBAMA no planalto e cerrado de Mato Grosso do Sul), de forma a não descaracterizar o meio ambiente, sem interferir nos corredores migratórios (terrestre, aquático e aéreo) e na cadeia alimentar da flora e da fauna (peixes), garantindo assim a sobrevivência das espécies na região;
  • Água Potável - Proveniente de poço semi-artesiano
  • Tratamento do esgoto - Feito por meio de fossas sépticas
  • Lixo - Todo o lixo produzido é separado e reciclado, onde a parte orgânica é reutilizada como alimento para as criações, peixes e como adubo orgânico; o alumínio e latas são vendidos (a renda é revertida em benefício dos funcionários); papéis e plásticos são incinerados e vidros são armazenados para posteriormente serem transportados para a cidade.
  • Reflorestamento - Esta ação, sem dúvida, é uma das mais importantes para o equilíbrio do ecossistema. Em toda a estrutura física do Complexo é realizado o plantio de árvores frutíferas da região. Como resultado, a cada ano a germinação aumenta e colheita de flores e frutos tem se tornado maior, gerando mais alimentos aos pássaros e animais silvestres. Destaca-se que no Complexo já existem espécies que adotaram como morada permanente o local, tais como; Jacarés, capivaras, tuiuiús entre outros.
  • Combate a caça de animais silvestres e a depredação do meio ambiente - O Complexo mantém toda sua equipe de profissionais em alerta, e ao detectar qualquer violação, efetua denuncia aos órgãos responsáveis pela fiscalização do meio ambiente.
  • Mutirão Comunitário - Em tempos determinados, é realizado um mutirão comunitário para a coleta de lixo em toda a região do Passo do Lontra e rio Miranda.
  • Treinamento, Capacitação e Educação Ambiental - É um trabalho constante do Complexo, com funcionários e visitantes, objetivando a conservação do meio ambiente.
  • Participação na elaboração de projetos de desenvolvimento sustentável da região - Complexo, participa junto aos órgãos públicos e comitês responsáveis pela ordenação da atividade turística na região, oferecendo oportunidades de integração e aprimoramento, com a divulgação de;
    Curso de Marinheiro Regional de Convés para os Ribeirinhos Locais Ministrado pela capitania dos portos em parceria com o Complexo Lontra.
    Curso de Guia de Pesca para os Piloteiros Locais Ministrado pelo PNDPA (Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora-Ministério do Meio Ambiente) e SEMACTUR (Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Corumbá), em Parceria com o Complexo Lontra.
    Curso de Guia de Pesca com Ênfase no Pesque e Solte (reciclagem) Ministrado pelo PNDPA (Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora-Ministério do Meio Ambiente e SEMACTUR (Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Corumbá), em Parceria com o Complexo Lontra.
    Curso de Condutores de Visitantes para os Guias da Estrada Parque Pantanal. Uma parceria entre WWF-Brasil, Complexo Lontra e Acá Expedições.
  • Contribuição no inventário da Fauna e Flora Pantaneira - Levantamento pesquisado da fauna e flora mais encontrada na região, e também responsável pela elaboração de todo o material informativo distribuído para os moradores locais e visitantes.

Em perfeita comunhão com o meio ambiente, todo o Complexo Passo do Lontra está a disposição para realização de pesquisas, cursos, palestras e qualquer que seja o conteúdo que venha somar e preservar o habitat pantaneiro e suas raças.